Rotary Club de Santos-Porto entrega prêmio Imagem Pública aos profissionais da mídia regional

por Rotary Club de Santos-Porto

O evento contou com a presença de membros do Colégio de Governadores do Distrito 4420 do Rotary International, rotarianos e convidados
O evento contou com a presença de membros do Colégio de Governadores do Distrito 4420 do Rotary International, rotarianos e convidados

Foram 16 homenageados que colaboraram na ampliação e veiculação das ações humanitária dos clubes de Rotary junto às comunidades da Baixada Santista/SP

 

Por Imagem Pública Rotary Club de Santos-Porto.
Fotos: Divulgação | RC Santos-Porto.

 

Na noite desta quinta-feira (10/06), via live no Zoom e no Facebook, o Rotary Club de Santos-Porto realizou o *1º PRÊMIO IMAGEM PÚBLICA 2020-2021 DE RECONHECIMENTO AOS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA E MÍDIA*. Os escolhidos atuam em variados veículos de comunicação e desempenham funções que vão deste empreendedorismo, publicidade, marketing, jornalismo, apresentação, reportagem, edição, produção, fotografia, liderança de equipes, gestão executiva, diretoria, gestão de conteúdo, influenciadores digitais, entre outros. Nos últimos anos, eles colaboraram de forma espontânea com as sugestões de pauta e utilidade pública oferecidas pelos clubes rotários à mídia regional.

 

O evento contou com a presença de membros do Colégio de Governadores do Distrito 4420 do Rotary International, rotarianos e convidados. “Homenageamos os profissionais que ajudaram a divulgar as nossas áreas de enfoque. Paul Harris, o fundador do Rotary, disse que ao promover a compreensão do que é Rotary, seus programas, seus projetos, é essencial que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, sejam elas rotarianas ou não. Mas parte de nós passamos décadas difundindo um mantra que diz o que a mão esquerda dá, a mão direita não mostra.  Desta forma, nunca foi possível divulgar algo que a mídia não conhece ou sabe que existe”, enfatiza Marcelino Silva, presidente do Santos-Porto.

 

Ele ressalta que, ao longo dos 116 anos de fundação do Rotary, o mundo mudou demais, mas que a instituição também se atualizou nos últimos anos. A prova desta modernização está no planejamento estratégico da organização, dividido em apenas três partes: Fundação Rotária, Desenvolvimento do Quadro Associativo e Imagem Pública. “É por causa da Imagem Pública que estamos aqui hoje, numa noite exclusivamente de gratidão. Cada homenageado doou um pouco do seu trabalho, mesmo não sendo um rotariano, para divulgar de forma espontânea as causas de utilidade pública do Rotary. Isso significa dizer que conseguimos espaço na mídia sem pagar por anúncios publicitários. Isso não tem preço”.

 

Cada homenageado doou um pouco do seu trabalho, mesmo não sendo um rotariano, para divulgar de forma espontânea as causas de utilidade pública do Rotary.

 

- Marcelino Silva -

 

Rotary como matéria-prima da notícia

 

O presidente explica que a premiação foi criada exclusivamente para agradecer, mas isso não significa dizer que ela não sirva de reflexão para uma nova era na comunicação do Rotary. “Imprensa, influenciadores digitais, formadores de opinião, empresas, parceiros, voluntários e comunidades beneficiadas pelos projetos dos rotarianos precisam entender de forma clara o que fazemos. Quando isso acontece, temos que agradecer. A mesma voz que pede ajuda, deve saber o sentido da palavra gratidão. Com todas as dificuldades do Rotary em se comunicar, estes homenageados levaram a nossa causa a um número maior de pessoas, justamente como Paul Harris pediu no século passado”, relembra ele.

 

Ele diz que o universo rotário produz matéria-prima para informação de qualidade e que respira notícias positivas a todo momento, algo que pode ocupar espaço editorial na mídia. “Notícia boa também vende. Mas o próprio ser humano enaltece o lado negativo das coisas. Quando algo dá errado colocamos a boca no trombone, mas quando algo é solucionado temos a tendência de ficar quietos. Essa mudança de cultura passa por nós antes de chegar à mídia. Temos que ter na ponta da língua que somos uma rede de voluntários com 1.2 milhão de associados, em mais de 35 mil clubes pelo mundo, que somamos 16 milhões de horas trabalhadas por ano e já imunizados 2.5 bilhões de crianças contra paralisia infantil”.

 

Temos que ter na ponta da língua que somos uma rede de voluntários com 1.2 milhão de associados, em mais de 35 mil clubes pelo mundo.

 

- Marcelino Silva -

 

Reputação e valor da marca social

 

Silva acredita que como fundador e ocupante de assento permanente na ONU (Organização das Nações Unidas), o Rotary tem uma enorme potencialidade para difundir a paz regionalmente. A instituição tem organização global, mas age localmente nas comunidades. “O Rotary gasta menos de 10% de suas receitas com custos administrativos e operacionais, justamente pelo voluntariado. Isso resulta em notas máximas nas avaliações da Charity Navigator, organização norte-americana que avalia organizações não governamentais em todo o mundo. Somos uma das poucas ONGs que possui o próprio banco de fomento, chamado Fundação Rotária. A mídia deve saber disso, mas os rotarianos também”, enfatiza.

 

De forma sistemática, a Fundação Rotária financia obras humanitárias com os recursos aportados pelos próprios rotarianos. Isso ocorre por meio da apresentação de projetos sustentáveis em sete áreas de enfoque: promoção da paz, combate a doenças, água limpa e saneamento, saúde de mães e filhos, apoio à educação, desenvolvimento econômico e proteção do meio ambiente. “Somente em 2018, foram financiados 1.306 projetos pelo mundo, ao custo de US$ 86 milhões. Trabalhada de forma correta, este tipo de informação poderia ajudar muitas comunidades ao redor do mundo, pois serviria de atalho para acessar novos recursos e resolver problemas comunitários por meio dos clubes de Rotary”, finaliza.

 

“Foram financiados 1.306 projetos pelo mundo, ao custo de US$ 86 milhões. Trabalhada de forma correta, este tipo de informação poderia ajudar muitas comunidades”.

 

- Marcelino Silva -

 

Conheça os homenageados na premiação

 

O Rotary Club de Santos-Porto parabeniza os 16 homenageados pelo *1º PRÊMIO IMAGEM PÚBLICA 2020-2021 DE RECONHECIMENTO AOS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA E MÍDIA”. Os laureados foram os seguintes profissionais que atuam em veículos e comunicação e mídia de Santos e Região:

  1. Ademir Quintino – Rádio Energia 97 FM e Santa Cecília TV.
  2. Alex Frutuoso – Record TV Litoral e Rádio Santos FM.
  3. Douglas Gonçalves – Programa Hora Geral.
  4. Eduardo Silva – TV Tribuna e Grupo Tribuna.
  5. Humberto Challoub – Grupo Enfoque e BoqNews.
  6. Leandro Amaral – LA Foto e Vídeo.
  7. Marcelo Castilho – Rádio Guarujá AM.
  8. Marcelo Teixeira – Sistema Santa Cecília de Comunicação.
  9. Marco Santana – Programa Ponto de Vista e Jornal da Orla.
  10. Marcos Bianchi – TV Thathi Band Litoral.
  11. Patrícia Nunes – TV Santa Cecília.
  12. Patrícia Vargas – Fotógrafa Profissional.
  13. Paula Bertelli – Marketing do Grupo Tribuna.
  14. Pedro Alcântara – Produtora e Programa Pedro Alcântara.
  15. Roberta Lemos - TV Thathi Band Litoral.
  16. Roberto Cesar – Rádio Jornal CDL no Ar.
  17. Carlos Torci – Rotary International.
  18. Ligeia Stivanin – Rotary International.

 

🎥 Evento gravado no Facebook: https://fb.watch/62lOo0XblX/

📸 Imagens no Google Fotos: https://bit.ly/3pFDDBo

📸 Fotos no Facebook: https://bit.ly/3izRPu3

 

📵 Diga não às Fake News!

📸 Rotary Club de Santos-Porto.

⚖️ Todos os direitos reservados.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

 

Marcelino Silva - Presidente Motivador 2020-2021
Rotary Club de Santos-Porto | Distrito 4420
E-mail: [email protected]
WhatsApp: +55 (13) 9-8809-7236

Fotos

Localizar site dos clubes